terça-feira, 11 de novembro de 2014

Desvalorização profissional

Estou farta, cansada, desiludida com a minha profissão. Os paizinhos de hoje em dia estão do piorio, já para não falar nos filhotes. Os pais reclamam, reclamam mas são uns negligentes do caraças e aqueles que mais reclamam são os piores. Já para não falar que estão-se a baldar para darem educação aos filhotes (isso dá muito trabalho... o dizer o não", o manter o "não até ao fim sem darem em doidos, com os berros das criancinhas), porque o mais fácil mesmo é dizer "sim" a tudo e deixarem as criancinhas fazerem tudo o que lhes der na cabecinha.
E depois nós, profissionais de educação vemo-nos gregos a tentar incutir nas criancinhas as regras básicas de educação, a socialização primária, que nos tempos "normais" era dada em casa. Perdemos tempo, damos em malucos, somos mal interpretados muitas vezes (por sermos rígidos com as coitadinhas das inofensivas criancinhas), e não conseguimos fazer nada, ou quase nada das criancinhas por culpa dos seus queridos paizinhos!
Nas nossas mãos passam as próximas gerações e acreditem que o que ai vem não é muito bom! Não há regras, não há educação, faz-se aquilo que se quer!
Assim de repente, ao dizer-se que nas "nossas mãos passam as próximas gerações" parece que esta é uma profissão com bastante prestigio.... mas não. Se nós consideramos ser muito gratificante, logo logo isso se desvanece com o fato de não ser nada mas nada valorizada. Cada vez valorizam-nos menos. Os patrões, os paizinhos.... Tratam-nos abaixo de cão, fazem o que querem de nós e nós com medo de perdermos os nossos postos de trabalho engolimos os sapos todos e deixamo-nos pisar. Detesto essa postura. Atualmente deixo que me façam um pouco isso, mas vivo inconformada com a realidade da minha profissão e se estender-me um pouco mais, posso dizer que vivo inconformada com este país (mas isso é algo que deixo para outro post).
Estou cansada e muito sinceramente e mais que nunca, preciso de uma pausa, uma boa pausa e dar um novo rumo à minha vidinha.... descobrir novos gostos, novas aptidões.


No fundo,  já deixei de ser Eu educadora, no dia que sai da empresa onde estive os últimos 6 anos....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua critica ao meu filme de longa metragem!