sexta-feira, 8 de maio de 2015

Fim de Semana de Reis e Rainhas... # Parte 1

O fim de semana prolongado da semana anterior, foi passado em Sintra. Mas antes de chegarmos à Vila dos Reis e das Rainhas, passámos por Lisboa.
Pois é, na sexta, dia 1 de maio chegámos a Lisboa perto da hora de almoço e resolvemos ir almoçar numa marisqueira que já conhecemos de "outros Carnavais". À entrada da marisqueira avistei, do outro lado da estrada, uma sapataria do Calçado de Guimarães, pelo que ficou logo combinado com o namorado que, depois do almoço iríamos lá dar uma vista de olhos, visto que necessitava (necessito ainda) de renovar o calçado de Primavera.
E assim foi, de "bandulho" bem atulhado, lá fomos" a rebolar" até à sapataria. Calcei mil e quinhentos sapatos, até que o namorado, que por sinal tem bom gosto, lá avistou uns botins lindos de morrer que vieram comigo!
Prestes a sair da sapataria, percebemos que havia muito barulho na rua, pelo que deduzimos que seria a manif do 1º de maio que estava prestes a passar por ali (anteriormente, antes de chegarmos à marisqueira, tínhamos passado pelo sítio onde estavam a haver as comemorações do 1º de maio, pelo que já antevíamos que de seguida iria haver uma manif).
Chegámos à rua e lá vinha a manif, com muita gente, muita mesmo (eu que já tinha ido a mini manifs aqui na terriola que é o distrito a que pertenço, fiquei boquiaberta com a quantidade de pessoas que havia na rua). Muita gente com cravos ao peito, cravos na mão e cartazes insatisfeitos com a política do nosso querido Governo (ironia). Muita gente mesmo. Malta jovem, mais jovem que eu, malta de meia idade e malta de mais idade, agarrados uns aos outros, com maior ou menor capacidade de locomoção e lá iam eles, gritando frases contra o Governo, cantando Grândola Vila Morena...
E o namorado que tal como eu não é nada a favor de manifs (ironia) fez-me o convite se queria entrar na manif e lá fomos nós, juntamente com milhares de pessoas manifestarmo-nos contra as políticas que estão a dar cabo dos nossos sonhos, que estão a "partir-nos as pernas".
Digamos que este fim de semana começou logo bem. Depois do almoço, foi mesmo a cereja no topo do bolo!
Fui na manif cantando, gritando, mas também observando o povo. Para além de muita gente a participar na manif, também havia muita gente parada nas ruas a observar. Pela sua dimensão, não era uma maif que deixasse as pessoas indiferentes. E observei a cara de muitas pessoas. Pessoas com ar pesado (assim como o nosso querido Governo nos deixa com as políticas de austeridade) e pessoas emocionadas.
No fim da manif, vi um Polícia que trazia um cravo na mão, que um cidadão lhe tinha dado, e vinha ele a olhar para o cravo e a sorrir. Dei-lhe um sorriso... Fez-me lembrar os relatos do 25 de abril, em que as pessoas puseram cravos nos canos das espingardas dos militares. Certamente que ele sorria, porque deve ter-se lembrado do mesmo.
Gostei mesmo muito de ter particpado, pela primeira vez, numa manif desta envergadura, bem como gostava que o nosso país melhorasse, e que o povo acordasse, mas isso é outra história, talvez para outro post!
Ficam as memórias fotográficas desta parte do dia....




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua critica ao meu filme de longa metragem!